Quem somos?

Este blog é um trabalho realizado no âmbito da disciplina de Economia C, elaborado por três alunos da Escola Cooperativa de Vale S.Cosme, sendo eles Kevin Rodrigues, Nuno Ribeiro e Carlos Costa. Com este projeto e tal como o própio título deste blog indica, o nosso objetivo é levar vos ao encontro da economia e mostrar-vos o quão interessante e cativante esta área pode ser. Simultaneamente pretendemos dar-vos alguns conceitos que achamos que cada cidadão actual deve possuir.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Passos: Privatizações devem render 7 mil milhões



Pedro Passos Coelho à saída do Palácio do Eliseu, ao lado do presidente francês, Nicolas Sarkozy
As privatizações de empresas públicas devem render pelo menos 7 mil milhões de euros até ao final de 2012, afirmou hoje o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho em entrevista publicada no jornal francês "Figaro".
"Estamos a suprimir as 'golden share' [acções que dão direito de veto] que o Estado detém em empresas públicas e depois vamos começar o processo de privatização nos sectores da energia até meio de Novembro", afirmou Pedro Passos Coelho na entrevista ao diário francês.
O programa de privatizações faz parte do acordo assinado em Maio com a 'troika' em troca do empréstimo de 78 mil milhões de euros.
Passos Coelho adiantou que o programa de privatizações abrange empresas públicas de electricidade, gás e petróleo como a Galp, a companhia aérea TAP, o gestor do aeroporto Ana, a empresa ferroviária Refer e o primeiro canal da televisão pública RTP.
"Todo o processo deve estará finalizado no final de 2012 e o objectivo é arrecadar pelo menos sete mil milhões de euros", disse o primeiro-ministro, adiantando ter recebido manifestações de interesse de investidores europeus, mas também do Brasil, China e de vários países árabes.
"O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Económico no Brasil, a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, e o seu antecessor, Lula da Silva, já nos fizeram saber do interesse de investidores brasileiros", referiu.
                          
 Diário de Notícias, 19 de Setembro de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário